“As Atividades de Vida Autônoma estão ligadas à abordagem socioeducativa e referem-se às atividades de autocuidado, alimentação, afazeres e a condutas que promovem a aprendizagem referente ao ambiente em que se vive. Estão presentes nas rotinas diárias de todas as crianças e são aprendidas por elas de forma natural, pela imitação das ações dos adultos, na convivência com os hábitos comportamentais familiares, passados de geração em geração”. (SIAULYS, M.O.C. 2014.)
Mas, afinal, o que é AVA?
AVA significa Atividades de Vida Autônoma, que são as nossas atividades cotidianas.
Pensando nas pessoas com deficiência visual – crianças, jovens, adultos e idosos , às vezes, precisamos fazer algumas adaptações, sejam nas ações, nos utensílios ou nos próprios ambientes, para que eles possam ter maior autonomia e independência.
Os domínios das Atividades de Vida Autônoma
Em AVA, nós dividimos em cinco domínios:
- Conhecimento de corpo e noções de espaço e tempo;
- Alimentação;
- Cuidados pessoais e higiene;
- Vestuário;
- Vida Prática Comunitária.
Quando trabalhamos com as crianças, nós estamos fazendo a habilitação desses conceitos. Com os adultos e idosos, estamos fazendo a reabilitação; ou seja, reaprender a fazer as atividades que eles já conhecem, com a sua nova condição visual.
A família, professores, cuidadores e amigos têm papel fundamental neste trabalho!
Estimulação essencial em casa
Promove a participação da criança pequena, dentro de suas potencialidades e transforma sua rotina numa grande brincadeira. Acima de tudo, desperta na criança o desejo de experimentar, utilizando o meio que ela conhece melhor: o brincar!
A estimulação acontece quando a família oferece oportunidade tátil, motora, olfativa e visual ao permitir que ela participe da confecção de algum alimento, como por exemplo, o preparo de uma pizza!
Desta forma, ela começa na massa, passa pela transformação e finaliza na degustação do alimento. Cheirar, lamber, sujar o rosto, localizar, identificar e escolher seus ingredientes favoritos, são os meios de utilização dos canais sensoriais, fundamentais para as nossas crianças que necessitam aprender e aceitar novos desafios.
Assim, a criança descobre as texturas e sabores que são confortáveis, aquilo que ela realmente gosta ou não, favorecendo a escolha e o diálogo. A família compreende aos poucos que mediação não é fazer por ela e sim estar junto, fazer com a participação efetiva criança.
Saiba mais em laramara.org.br/ava-atividade-de-vida-autonoma-essencia-da-vida-em-sociedade/